Os 5 pilares da longevidade

O envelhecimento ativo e saudável depende, em muitos casos, de nossas ações e rotinas. No entanto, poucas pessoas estabelecem isso como meta de vida. É preciso dedicação e de foco. Confira cinco pontos importantes para uma vida mais longa e saudável

por Leandro Martins* | fotos Shutterstock e divulgação





1 Exercício físico

A prática regular de exercícios previne doenças cardiovasculares e contribui para
o ganho de massa óssea e muscular.

2 Alimentação

Evite produtos industrializados, ricos em sódio e açúcar. Essas substâncias comprometem o metabolismo,
além de aumentarem os riscos de doenças cardiovasculares e de alergias.

3 Sono

Uma noite bem dormida contribui para diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
O sono também influi na produção e na liberação de substâncias como o GH, o hormônio do crescimento.

4 Cérebro ativo

Procure ler ou divertir-se com jogos que exijam raciocínio, como palavras cruzadas, sudoku e xadrez.
Tais atividades elevam nossa capacidade cerebral.

5 Menos celular

Smartphones ocupam grande parte do nosso dia. Procure diminuir o tempo de uso desses aparelhos,
evitando lesões musculares, tendinites e dores crônicas.





 *personal trainer e consultor esportivo – Instagram: @l_eandromartins