Dicas de viagem essenciais para diferentes lugares e ocasiões

Viajar, sair da rotina e explorar novos lugares e culturas enriquece a experiência de vida em diferentes sentidos. Assim, planejar a viagem com antecedência possibilita retirar aquele roteiro dos sonhos do papel, fazer as malas e aventurar-se.

Se viajar faz tão bem, melhor ainda é estar preparado para todos os momentos da viagem.

No decorrer do texto, apresentaremos dicas de viagem econômicas e abordaremos como utilizar agências de viagens online, os preparativos necessários para viajar com a família e roteiros para fazer em casal ou sozinho. Acompanhe!





Antes de ir 

O sucesso de toda viagem começa com organização e planejamento. Existem alguns fatores que influenciam diretamente o seu bem-estar e garantem a tranquilidade necessária para curtir o destino escolhido. Listamos alguns desses pontos. Confira!





Comprando a passagem aérea pela internet

Cada vez mais, a possibilidade de adquirir passagens pela internet aumenta a chance de conseguir promoções relâmpago e valores mais acessíveis. Além do mais, companhias como a Azul Viagens facilitam as formas de pagamento em sua agência de passagens online. 

Ao se cadastrar, você já escolhe as opções que mais atendem a sua expectativa e ganha descontos desde a primeira compra. Uma alternativa viável é aproveitar o programa de pontos TudoAzul, que oferece cortesia no Espaço Azul em voos nacionais e embarque e check-in prioritários. São significativas vantagens, que vão desde a escolha do destino até o desembarque final.

Comprando a mala de viagens ideal

Procure investir em uma mala fabricada em material resistente e durável. No mercado, as melhores opções são as malas de policarbonato, que apresentam maior rigidez, resistência aos impactos e durabilidade. 

Também fique alerta ao peso e tamanho da mala permitidos na hora do embarque, pois essas normas variam conforme a companhia. Os voos internacionais permitem dois tipos de bagagens: a de bordo e a mala que você despacha no check-in. Elas devem pesar, no máximo, 10 kg e 23 kg, respectivamente. O excesso de peso é cobrado à parte.

Reservando a hospedagem

Independentemente de ficar em pousada, hotel ou resort, antes de realizar a reserva de sua hospedagem, avalie o local do seu destino. Para economizar mais, você pode escolher uma região mais conveniente e que ofereça a melhor tarifa para o seu período de interesse. Verifique, também, o que está incluído no pacote e se haverá taxas extras de serviços.





Viajando de avião 

Destacamos algumas sugestões que merecem atenção especial durante o seu planejamento de viagem. Observe quais são!

Documentação obrigatória

Fazer uma lista com todos os documentos obrigatórios é fundamental para evitar desgastes desnecessários, principalmente se for a primeira viagem internacional. Esteja atento a esse detalhe para que a sua experiência seja a melhor possível. 

Lembre-se de que, mesmo no Brasil, alguns destinos podem exigir documentação específica. Para visitar Fernando de Noronha, por exemplo, há cobrança individual de determinadas taxas. Para facilitar o acesso à ilha, você pode efetuar o pagamento com antecedência pela internet e levar o comprovante.

De modo geral, os documentos que não podem faltar durante viagens aéreas são:

  • cédula de identidade — substitui o passaporte e o visto em alguns países, mas é preciso que o documento tenha sido emitido há menos de 10 anos;
  • visto — as regras variam conforme o destino; 
  • passaporte — deve ter, pelo menos, 6 meses de validade.

Dependendo do destino e do objetivo da viagem, também é preciso providenciar.

  • Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia — ou apenas (CIVP);
  • Permissão Internacional para Dirigir (PID) — substitui a Carteira Nacional de Habilitação do Brasil.





Protocolos sanitários

Na pandemia, tanto os aeroportos como as companhias aéreas fizeram importantes adequações para garantir a segurança dos tripulantes e passageiros durante os voos. Cada passageiro pode levar seu próprio frasco de álcool em gel consigo. Porém, atente-se ao limite máximo permitido: 50ml em voos nacionais e 100ml nas viagens internacionais.

Vacinação

Mesmo antes da Covid-19, alguns países já exigiam comprovantes de vacinas específicas para a entrada de estrangeiros em seus territórios. Tal como agora, o objetivo é aumentar a proteção e a saúde. Antes de viajar, procure se informar sobre a vacinação exigida pelo seu destino, pois isso varia entre os países. E mais: mantenha o cartão de vacinação sempre em dia e à mão.





Para diferentes tipos de viajantes 

Como cada perfil de viajante exige um estilo de roteiro, separamos algumas sugestões que englobam diversas opções de estilo. Confira!

Viajando sozinho

Para o viajante que encontrou uma passagem promocional e decidiu aproveitar a oportunidade de explorar algum destino sozinho, Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma das melhores sugestões. Considerado um local paradisíaco, há belíssimas cachoeiras, lagos de águas cristalinas e grutas que compõem um cenário exótico e encantador.

A cidade de Bonito está localizada a 300 km de Campo Grande, a capital do estado. Com paisagens naturais formadas por uma diversidade de aves, plantas e flores, em Bonito, a natureza é grandiosa e cativante. Para maior segurança, visitas a locais como a Gruta do Lago Azul e a outras cavernas exigem o acompanhamento de um guia.

Mas se você prefere viajar para o exterior, uma boa alternativa de roteiro é Machu Picchu. Por lá, as atrações não se limitam apenas às ruínas das cidades destruídas pelos colonizadores. Quem aprecia o clima frio e gosta de explorar regiões montanhosas terá opções como passeios a cavalo e trilhas para admirar os encantos do vale do Rio Urubamba.

Machu Picchu está localizada nas proximidades de Cuzco, a quase 2.500 metros de altitude, na região que integra a Cordilheira dos Andes. A região fica a aproximadamente 1000 Km de Lima, a capital do país. Para chegar em Machu Picchu, a melhor opção é voar para o aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete, na cidade de Cuzco,

 Viajando em família

Selecionamos algumas dicas para viajar com a família e passar momentos inesquecíveis em destinos que oferecem atrações diferenciadas em uma única região. O primeiro deles é Foz do Iguaçu, a cidade do Paraná que está bem próxima às fronteiras com o Paraguai e a Argentina.

No município estão as famosas Cataratas do Iguaçu, que atrai turistas do Brasil e do mundo. Além da paisagem natural exuberante formada pela volumosa queda d’água em meio à mata atlântica, o Parque das Aves abriga mais de 100 espécies nativas e exóticas.

Viajando a dois

Para quem está em busca de um roteiro de aventuras e com paisagens belíssimas em uma ilha reservada e pouco habitada, a opção ideal é Fernando de Noronha. O arquipélago pertence ao estado de Pernambuco e oferece atrações como trilhas, mergulho, esportes radicais e outras alternativas para curtir na companhia do seu par romântico.

De certo, conhecer Fernando Noronha faz parte do sonho de muitos brasileiros e estrangeiros que admiram as belezas naturais de nosso país. No entanto, antes de embarcar para a ilha, o ideal é se informar sobre as regras de visitação ao local. Por ser um patrimônio histórico, há limites de visitantes mensais e cobrança de taxas diárias. 

Viajando a trabalho

Por ser uma cidade cosmopolita e marcada por um cenário político e empresarial, Brasília é um dos destinos mais visitados pelos viajantes a trabalho. No entanto, mesmo em viagens de negócios, é possível explorar os pontos turísticos e aproveitar o destino. 

Ainda que seja uma viagem rápida, a capital federal oferece muitos atrativos para tornar a sua experiência por lá ainda mais maravilhosa. Os locais que mais atraem visitantes são a Catedral de Brasília, o Palácio do Planalto e a Esplanada dos Ministérios. Há opções de visitas guiadas gratuitas durante todo o dia.

Fundado em 1961, o projeto de Oscar Niemeyer presenteou os moradores com uma cidade muito bem estruturada e construída em formato de avião. Tanto na Asa Sul como na Asa Norte há ótimas alternativas gastronômicas, pubs e shows noturnos. Outra atração local é o Pontal do Lago Sul, de onde você pode apreciar um belo pôr do sol.

Viajando com o pet

Viajar com o pet é solução para quem não quer deixar o animal sozinho, mas exige alguns cuidados. Antes de embarcar, convém agilizar algumas questões para aliviar a ansiedade característica que antecede as viagens. Converse com o veterinário, atualize o cartão de vacinas e coloque a documentação do bichinho em dia, certo?





Turistando de maneira acessível 

Com um território de dimensões continentais, paisagens exóticas, diversidade cultural e um povo alegre e simpático, o Brasil é a melhor opção para a retomada dos projetos de viagens na pós-pandemia. Se você pesquisar, descobrirá ótimas opções de roteiros que permitem começar a turistar por regiões próximas e economizar.

Provavelmente, algumas pessoas estão passando por um momento de reconquista da coragem de retornar a viajar. Para esse grupo, o ideal é começar pelo “quintal de casa”, explorar roteiros curtos e não ir longe demais. Nesse cenário, talvez a alternativa mais viável seja a opção por locais menos badalados, em que se possa até mesmo viajar com bebês

É possível encontrar viagens baratas e estadias com descontos especiais na Agência online da Azul Viagens. Para quem precisa remarcar a passagem da viagem adiada devido às questões relacionadas à pandemia, há regras flexíveis.

Aproveite os descontos em viagens sazonais para economizar e conhecer novos roteiros. A diversidade cultural, a gastronomia e as belezas naturais do cerrado tornam Goiânia um excelente destino. A capital de Goiás é uma das que oferecem opções diversificadas tanto na cidade como no ecoturismo. 





Conhecendo o turismo vegano 

Nos últimos anos, as crescentes campanhas em defesa do meio ambiente e dos direitos dos animais estão influenciando comportamentos e moldando atitudes de conscientização em diferentes sentidos. Assim, o veganismo ganhou expressividade e conquistou um importante espaço em diferentes nichos da sociedade.

Com isso, a alimentação baseada em plantas e o estilo de vida calcado na ausência do sofrimento animal não mais se restringem às feirinhas típicas ou restaurantes adeptos do veganismo. Percebendo a necessidade de se adequar às tendências, a indústria hoteleira também decidiu fazer parte desse ramo. 

No Brasil, é possível explorar o turismo vegano em metrópoles como São Paulo e Curitiba. Em cidades bem desenvolvidas e com um padrão de vida distinto, além das maravilhosas atrações turísticas, há restaurantes alternativos que não utilizam ingredientes e outros produtos que causem sofrimento em animais. Nelas, também já existem hotéis e pousadas com serviços em consonância com os princípios do veganismo.





Descobrindo o Brasil 

Destacamos alguns roteiros que podem atender a expectativa até do viajante mais exigente. Começaremos pelas belas praias do nosso litoral, passando pelas alternativas de ecoturismo e de destinos histórico-culturais. Vamos lá?

Praias mais bonitas do Brasil

Que o Brasil possui belas praias rodeadas de cenários paradisíacos é fato. E a lista vai muito além das águas cristalinas de Maragogi, em Alagoas, ou do belíssimo pôr do sol de Jericoacoara, no Ceará. Confira mais opções de roteiros pelo litoral brasileiro!

Ubatuba (SP)

Se você já conhece as maravilhosas praias do nordeste, adora viajar para Fortaleza ou para outros locais paradisíacos do litoral brasileiro, a sugestão é visitar Ubatuba. Há mais de 100 praias lindas, com águas transparentes e rodeadas pela Mata Atlântica. Há passeios de barco e trilhas que percorrem as ilhas da região. 

Búzios (RJ)

A capital mais badalada do Brasil não poderia ficar fora da lista das melhores praias. Ao viajar para o Rio de Janeiro, aproveite para conhecer a magia de Búzios. Esse destino é um dos preferidos dos europeus e fica apenas a 180 km da capital. Na região, há outras excelentes opções de praias como Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Bombinhas (SC)

É a praia mais frequentada por turistas que curtem agitação e roteiros de aventura. Com mais de 40 praias espetaculares distribuídas pelas ilhas da região, Bombinhas é um paraíso tropical a apenas 80 km de Florianópolis, a capital de Santa Catarina. O município tem boa estrutura, com bares e restaurantes na areia mar e opções de vida noturna.

Pontal do Cabo Branco (PB)

Um dos cartões-postais da Paraíba, o Pontal do Cabo Branco é uma praia de água azul cristalina, com peixinhos coloridos e pequenas tartarugas que se aventuram pela areia branquinha. Esse cenário paradisíaco é cercado por palmeiras altas, que se misturam com a vegetação formada pelos resquícios da Mata Atlântica litorânea.

Se você aprecia praias urbanas, limpas, com águas calmas, compre sua passagem para João Pessoa. O Pontal está situado em uma área nobre da capital paraibana. Nas imediações, você pode visitar outras atrações turísticas, como o Ponto mais Oriental das Américas e o Farol do Cabo Branco. 





Ecoturismo pelo Brasil

Nessa fase pós-quarentena, os viajantes estão em busca de destinos ligados a céu aberto e à natureza. Como a recomendação, nesse primeiro momento, é manter a atenção aos protocolos sanitários, que tal explorar passeios em rios, cachoeiras, montanhas e outros cenários mais naturais?

Nessa perspectiva, listamos os melhores destinos para ecoturismo no Brasil. Veja quais são!

Chapada Diamantina (BA)

Pensa em um lugar místico, puro e encantador? Rodeado por uma natureza esplêndida e um clima aconchegante, esse destino fica a 400 km de Salvador. Além de piscinas naturais e rios de águas cristalinas, você pode fazer trilhas e descobrir novos cenários a cada passeio. 

A chapada fica em Lençóis, onde há bons restaurantes e hospedagens para todos os perfis de viajantes. Os pontos de destaque obrigatórios no roteiro são Poço Azul, Rio Pratinha e o Morro do Pai Inácio. Esse último é o ponto mais alto da chapada, de onde se contempla um belíssimo pôr do sol em 360 graus.

Domingos Martins (ES)

Se você prefere ambientes calmos, com requinte, luxo e gastronomia influenciada pela cultura alemã, uma ótima sugestão são as montanhas capixabas em Domingos Martins. Localizado apenas a 50 km da capital Vitória, esse é um dos tesouros do ecoturismo brasileiro. 

Além de trilhas, pesca esportiva e cachoeiras, você vai se encantar com o “colhe e pague”, uma atividade que permite ao turista colher uvas e morangos para o seu próprio consumo. Na região, ainda há outros roteiros interessantes, como o município de Pedra Azul, com suas belezas naturais.

Chapada dos Veadeiros (GO)

Localizado em Goiás, no coração do Brasil, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros se destaca pelos deslumbrantes desfiladeiros de pedras e antigas formações de cristais de quartzo. Partindo de qualquer região do país, o acesso ao parque pode ser feito pelos aeroportos de Goiânia ou de Brasília.

Um dos pontos mais bonitos da Chapada dos Veadeiros é a Cachoeira Santa Bárbara. Com nascentes no rio Preto, há piscinas rochosas, com águas transparentes, que compõem um cenário indescritível quando combinadas com o azul do céu, a vegetação e a fauna do cerrado brasileiro.





Cidades históricas

Com mais de 500 anos de história, o Brasil possui algumas cidades que ainda preservam esse legado cultural e arquitetônico. Muitas são tombadas como patrimônio histórico e se tornaram, com o tempo, pontos turísticos de atenção quando se fala em dicas de viagens.

Selecionamos uma amostra — com três desses locais — que traduzem, em sua essência, um pouco das raízes históricas de nosso país. Confira!

Manaus (AM)

Com um dos PIBs mais altos do Brasil, a capital do Amazonas é a maior cidade da região Norte. Além da Zona Franca e a diversidade da fauna e da flora, a arquitetura manauara é uma atração à parte. 

Compre sua passagem para Manaus e conheça, de perto, a estrutura dos prédios antigos que dão um charme a mais para a cidade. Inclua em seu roteiro Teatro Amazonas, Museu do Índio, Museu Paço da Liberdade e Museu da Cidade de Manaus.

Olinda (PE)

Olinda está localizada na região metropolitana de Recife e bem próxima ao aeroporto da cidade. Em 2010, a bela Olinda foi eleita a capital cultural do Brasil, além de ser Patrimônio Histórico da Humanidade. Em toda a cidade, há construções antigas bem preservadas, com uma arquitetura diferenciada e baseada na cultura e arte europeia.

Ouro Preto (MG)

Ouro Preto fica a apenas 130 km de Belo Horizonte. Esse é um lugar moldado pela arquitetura barroca e que ainda guarda a memória viva da arte lusitana. Capelas, pontes, colégios e praças compõem um belo cenário nas ruas íngremes de Ouro Preto. Um dos destaques é a Igreja de São Francisco de Assis, construída no século XVIII.





Viajando pelo mundo 

Que tal aproveitar para tirar do papel aquele projeto de primeira viagem internacional? Entre tantas opções nas Américas, se você vai viajar com crianças, a opção é se render aos encantos de Orlando e visitar os parques temáticos da Disney ou outros destaques da América do Norte. Mas se você prefere roteiros de aventura, já há algumas fronteiras abertas para brasileiros

Viajar para o exterior é um sonho possível para muitos brasileiros. Há excelentes opções de roteiros em países onde o custo de vida é menor. Na América Central, inclusive, existem lugares paradisíacos, onde o viajante tem a mesma sensação de estar surfando altas ondas na Califórnia ou esquiando nas imponentes montanhas de neve de Bariloche.

Com a flexibilização no setor de turismo, você pode visitar desde a famosa e encantadora Montevidéu, no vizinho Uruguai, até os alpes franceses. Há alternativas para todos os gostos e possibilidades econômicas. Para tanto, basta ficar atento às oportunidades de viagens baratas com a Azul.





Praias mais bonitas do mundo

Que tal um mergulho no mar do Caribe ou nas ilhas gregas? Também há excelentes opções na “Terra do Tio Sam” e na Austrália. Listamos algumas das praias mais belas — e mais visitadas — no mundo. Confira:

  • San Blas, no Panamá;
  • Railay West, Krabi, na Tailândia;
  • Praia Elafonisi, Creta, na Grécia;
  • Saud Beach, Luzon, nas Filipinas;
  • Clearwater Beach, Flórida, nos EUA;
  • Praia La Pelosa, Sardenha, na Itália;
  • Baía de Hanalei, Kauai, Havaí, nos EUA;
  • Brighton Beach, Melbourne, na Austrália;
  • Praia Shark Creek, Ilhas Berry, nas Bahamas.




Voe com a Azul

Sem dúvida, a preparação financeira é critério essencial para uma viagem de sucesso. Independentemente do perfil do viajante, a organização e o planejamento são cruciais.

Tais práticas permitem solucionar alguns imprevistos, como reajustes inesperados nas tarifas, variações bruscas da bolsa de valores ou outras interferências no setor de turismo.





Portanto, fique atento às chances de viajar com mais economia. Uma boa estratégia é manter o acesso constante ao site da Azul Viagens e ficar por dentro das dicas de viagens. Frequentemente, há excelentes oportunidades de viajar com tarifas low cost. Aqui na Azul, o viajante pode conseguir ofertas exclusivas e reservar suas passagens aéreas online a preços especiais.





Agora que você já conhece as opções para diferentes lugares e ocasiões compre o seu pacote Azul Viagens!