Destinos pet friendly: viaje com seu animal de estimação

“Quem vai cuidar do cachorro se a gente viajar?” Essa é uma dúvida cada dia mais fácil de ser solucionada. Graças à adaptação de companhias aéreas, hotéis e restaurantes, existem cada vez mais destinos pet friendly no Brasil e no mundo. Assim, tutores de animais de estimação podem levar seus companheiros para diferentes aventuras.

Que tal descobrir opções que podem receber você e seu pet com conforto e segurança? Vamos mostrar alguns locais para você viajar com tranquilidade, além de algumas recomendações para transportá-los no avião. Boa leitura!





1. Gramado

Uma das principais cidades da Serra Gaúcha, Gramado vem se tornando, aos poucos, uma região altamente convidativa para quem está acompanhado do seu pet. Com ares europeus, arquitetura alemã e clima agradável na maior parte do ano, essa cidade do Rio Grande do Sul tem boa estrutura e ótimas opções de passeio para os animais de estimação.

São parques, restaurantes, cafeterias e hotéis com espaço adequado para a acomodação dos animais. Além disso, as ruas arborizadas em boa parte da cidade são sempre um convite para um passeio ao lado do seu melhor amigo.





2. Florianópolis

Do clima ameno da Serra Gaúcha, para uma das cidades com as melhores praias do Brasil: Florianópolis tem tudo para agradar os donos e os pets mais exigentes, com um volume crescente de atrações e estabelecimentos preparados para recebê-los.

Além da infraestrutura de hospedagem e alimentação, a cidade conta com várias áreas para aproveitar com o pet ao ar livre, como praças, parques e calçadões à beira-mar. Com isso, você e seu companheiro poderão gastar toda a energia acumulada enquanto aproveitam o clima da capital de Santa Catarina.





3. Fortaleza

Atravessando o país rumo ao Nordeste, Fortaleza também se destaca como um excelente destino amigável aos pets no litoral brasileiro. Muito disso se deu por iniciativa do poder público, que fez da cidade uma das primeiras no Brasil a investir no turismo para quem quer viajar ao lado do seu animal de estimação.

Desde 2021, a cidade conta com um selo indicando quais estabelecimentos são pet friendly. Além de mostrar que naqueles locais esses acompanhantes são bem-vindos, a certificação garante que o local (seja um hotel, seja um restaurante, por exemplo) cumpra uma série de exigências para proporcionar a segurança, a higiene e o bem-estar de todos os visitantes (até mesmo os de quatro patas).

Isso permite ao turista aproveitar de belas praias como a Praia de Iracema e a Praia do Futuro, ao mesmo tempo que tem acesso a diversos estabelecimentos aptos a oferecer tudo o que seu pet precisa durante a estadia na cidade.





4. Rio de Janeiro

Ir para o Rio de Janeiro e se deparar com donos e seus cachorros desfilando pelos calçadões de praias famosas (como Copacabana e Ipanema) é bem comum.

Então, quem é turista também pode desfrutar do mesmo visual enquanto caminha com seu companheiro. Inclusive, muitos quiosques à beira-mar mantêm espaços para que os bichinhos se hidratem. Só tome cuidado para escolher as horas em que o clima é mais ameno.

Os animais também podem aproveitar a praia na Cidade Maravilhosa, desde que estejam com a vacinação em dia e com a coleira colocada. E, claro, cabe ao dono garantir a coleta das fezes dos bichinhos enquanto eles permanecerem na areia.

Nos horários e dias em que não der praia, é possível contar com restaurantes, cafeterias e shoppings que oferecem espaço adequado para os pets, ampliando ainda mais as possibilidades durante a permanência na cidade.





5. Brotas

Famosa por seus passeios radicais, Brotas, localizada no interior de São Paulo, também pode oferecer grandes aventuras para quem viaja com o seu amigo animal.

Várias trilhas e quedas d’água permitem a presença dos pets acompanhados dos seus donos, o que possibilita que todo mundo aproveite o turismo ambiental que também é característica desse destino.

Por fim, o centro da cidade, com ar de interior, reúne praças e estabelecimentos comerciais que, além de serem pet friendly, trazem o melhor da culinária local, com produtos caseiros, como cachaças e queijos.





6. São Paulo

Por fim, a maior cidade do País também é uma boa indicação para quem quer viajar com seu pet, dessa vez para um destino urbano e cosmopolita.

Sem dúvidas, dentro dos destinos pet frienldy mais procurados, São Paulo provavelmente é a que mais reúne espaços como bares, cafeterias e restaurantes que atendem o público acompanhado dos seus animais de estimação.

Parques, praças e espaços culturais também estão se adaptando a essa demanda. Inclusive, alguns desses locais contam com “cachorródromos”: espaços abertos em que os cachorros podem ficar sem coleira e se divertir numa espécie de playground.

Por fim, São Paulo vem se destacando no chamado Turismo Vegano, com uma enorme variedade de restaurantes e outros locais dedicados para quem adota esse estilo de vida que prioriza alimentos e produtos sem nada de origem animal.





Seja qual for o destino escolhido para você e seu companheiro, é essencial observar uma série de recomendações para embarcar o pet durante uma viagem de avião, para que ele tenha sua segurança garantida durante toda a viagem.

Na Azul Linhas Áreas, seu animal vai contigo dentro da cabine da aeronave. Para isso, o peso total do animal mais o compartimento de transporte deve ser de, no máximo, 7 Kg. Além disso, ele deve estar saudável, limpo e bem cheiroso.

Taxas são aplicadas de acordo com o destino do voo e há limites de pets por voo, o que também varia de acordo com o local do voo. Alguns locais ainda podem exigir a apresentação de documentos específicos para a entrada de animais. Se algumas dessas condições não for respeitada, o embarque do animal pode ser recusado, ok?

Conhecendo os melhores destinos pet friendly e sabendo o que é preciso ter em mente para você viajar com o pet com conforto e segurança, sua viagem tem tudo para ser incrível, ainda mais na presença do seu melhor amigo.





Que tal já garantir as passagens para a próxima viagem? Acesse o site da Azul agora mesmo!