A diferença entre ioga, RPG e pilates

Existem várias técnicas que ajudam a manter a postura impecável enquanto promovem o nosso bem-estar. Mas você conhece a diferença entre entre ioga, RPG e pilates? Entenda aqui cada uma delas

por Paula Roschel | fotos Shutterstock





Em vários momentos do dia miramos a tela do celular, com o pescoço reclinado. Também temos a tendência de ficar muito tempo na mesma posição, em pé ou sentados, por causa do trabalho. Nos finais de semana muitos são os que se entregam ao sofá macio, soltando o corpo entre almofadas, para maratonar aquela série que está bombando nas redes sociais. Esses e outros hábitos, aparentemente inofensivos, podem, entretanto, ocasionar problemas de postura. Para reverter quadros de dor e desconforto, muitas pessoas experimentam técnicas variadas. Mas você conhece a diferença entre ioga, RPG e pilates? Como escolher entre as três modalidades? Qual a mais interessante para sua realidade?





RPG

RPG é sigla para reeducação postural global. É uma forma popular de fisioterapia que devolve a harmonia de grupos musculares que não estão em pleno funcionamento. Isso se dá por meio de posturas e repetições de movimentos. Diferentemente do pilates e da ioga, precisa ser indicada por um profissional da saúde e acompanhada por um fisioterapeuta. Além da postura, RPG melhora o sistema respiratório, ajuda no realinhamento da coluna e estimula do sistema circulatório. O tratamento também mostra bons resultados em problemas reumatológicos, ortopédicos e até neurológicos.





Pilates 

Método de condicionamento físico criado pelo alemão Joseph Pilates no começo do século passado, o pilates é indicado para pessoas que querem melhorar a postura e o tônus muscular. A técnica envolve o fortalecimento da musculatura do abdome, que Joseph chamava de power house, e o monitoramento contínuo da respiração. Como é feito individualmente ou em pequenos grupos, o pilates respeita o limite e o tempo de desenvolvimento de cada aluno, com acompanhamento preciso do professor. A técnica tem duas modalidades básicas: com ou sem aparelhos.





Ioga 

Prática originada na Índia há mais de 5 mil anos, a ioga é também um estilo de vida que prega a harmonia entre corpo, mente e espírito. A técnica mescla exercícios para o corpo e para o treino respiratório e traz grandes benefícios para o equilíbrio mental. Além disso, suas posições ajudam a melhorar nossa flexibilidade, o tônus muscular e a combater dores na coluna, já que exigem o alinhamento de todo o corpo. Os estilos de ioga com mais ênfase na meditação podem ser importantes aliados no tratamento de doenças como depressão e ansiedade.