4 curiosidades sobre o cranberry

Cada vez mais popular no Brasil, o cranberry, originário da América do Norte, traz vários benefícios ao organismo. Marisa Resende Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo, lista alguns fatos sobre a fruta vermelha, que no País ganhou o nome de oxicoco

fotos Shutterstock









Sem infecções

Rica em antioxidantes, evita o envelhecimento precoce e ajuda a controlar o índice de gordura no sangue. Por conter muita proantocianidina, substância que combate bactérias na mucosa da bexiga, age contra infecções urinárias.

Coração em dia

A presença de resveratrol, substância que combate o excesso de gordura no sangue, previne doenças cardiovasculares. A fruta é fonte de vitaminas A, C e K e ainda é rica em ferro, potássio, sódio e zinco.

Redução de peso

Por conter fibras, a forma seca do cranberry dá maior sensação de saciedade e ajuda a regular o intestino, sendo uma boa aliada na redução de peso. 

Cuidados ao consumir

A fruta não é indicada para todos. Mulheres em fase de amamentação, pessoas com alergia ao ácido salicílico (presente na aspirina) e pacientes com problemas renais, por exemplo, devem evitar o consumo.